Como criar estratégia de e-mail marketing de sucesso

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Criar estratégia de e-mail marketing tem sido um grande desafio para grandes empresários em variados nichos de atuação, e esse grande desafio aborda produtos online, físicos e serviços.

Cada processo do e-mail marketing em si envolve alguns requisitos que precisam ser respeitados pontualmente, eles são:

Copywriting

Estrutura

Call to actions

Oferta

Há diversas maneiras de criar engajamento com o seu público aplicando uma estratégia de e-mail marketing assertiva, organizada e acompanhada de um fluxo, ou seja uma campanha de vendas.

Mas como criar uma estratégia perfeita para o meu negócio?

A estratégia perfeita não existe, o que é preciso levar em consideração é o que seu público deseja receber através do seu e-mail marketing.

Vou citar alguns problemas que muitos negócios enfrentam quando elaboram uma estratégia de e-mail marketing para enviar para sua lista de e-mails.

estratégia de e-mail marketing

#Problema 1

Eu já vou logo falando de um problema clássico, os empresários só enviam e-mail quando lembram que precisam vender alguma coisa e eu já falo diretamente: isso não funciona.

Você já pensou em se colocar no lugar do seu cliente, uma empresa que compramos um produto ou requisitamos algum serviço só nos envia e-mails com promoção, black Friday, Natal, enfim em datas onde se o consumidor compra mais produtos.

Isso é muito chato e tenho certeza que na grande maioria desses e-mails você os exclui, pois é, seu cliente também.

Então agora é momento de você intercalar os seus e-mails, criando uma série de engajamento com sua lista antes de oferecer qualquer produto ou serviço.

Envie e-mail com conteúdo do seu blog, vídeos de dicas, tutoriais, enfim há diversas maneiras de criar conteúdo relevante para o seu público, e tornar sua estratégia de e-mail marketing um sucesso em vendas.

#Problema 2

Baixa taxa de abertura. Eu tenho trabalhado com alguns mercados onde a taxa de abertura dos e-mails é muita baixa, tendo uma variação de 3 a 5%.

Por que isso acontece?

Há algumas situações que devem ser levada em conta para chamar a atenção do seu cliente.

– Título

Procure chamar a atenção do seu público com os título dos seus e-mail.

– Frequência de envio

Mantenha um frequência de envio intercalando e-mail de conteúdo e oferta.

– Horários de baixo acesso

Procure enviar e-mails em horários estratégicos. Te faço uma pergunta: Quais os horários que você mais acessa o seu e-mail?

Responda e saberá os horários de envios de e-mail para o seu cliente.

#Problema 3

Boa taxa de abertura e vendas baixas. Esse é um problema que mais recebo em forma de reclamação, uns dizem: minha lista tem uma taxa de abertura de 30 a 40%, mas ninguém compra nada que eu ofereço, trabalhar com uma taxa de abertura assim e não conseguir emplacar nas vendas é um problema na oferta.

Vejamos alguns pontos importantes…

Estrutura de Vendas para E-mail Marketing

estratégia de e-mail marketing

Seu e-mail precisa conter uma estrutura destinada a venda, se esse é o seu objetivo, então não se esqueça também de enviar e-mails de conteúdo relevante para o seu público afim de criar engajamento.

A estrutura mais conhecida é a AIDA, e com ela é possível  aplicar  dentro dos seus e-mails para conduzir o seu cliente até a compra.

Definição: AIDA é um acrônimo usado em marketing e publicidade que descreve uma lista comum de eventos que podem ocorrer quando um consumidor interage com uma oferta.

Como funciona a AIDA?

A – atenção (consciência): atrair a atenção do cliente.

I – Manter o interesse do cliente.

D – desejo: convencer os clientes de que eles querem e desejam o produto ou serviço e que irá satisfazer as suas necessidades.

A – ação: levar os clientes para uma tomada de ação e/ou compra.

Usando essa estrutura em seus e-mails você consegue atingir seu público alvo de forma eficaz. Movendo o passo a passo e seu potencial de venda aumenta.

AIDA é um modelo histórico que representa o pensamento atual dos métodos de eficácia da publicidade e comunicação com o cliente em potencial de compra.

Fonte: Wikpédia

Essa estrutura jamais pode faltar em sua estratégia de e-mail marketing.

Alguns empresários quando eu falo sobre o e-mail marketing sempre falam a mesma coisa: “o e-mail marketing está morto”. Isso acontece por 2 fatores: você teve um experiência desagradável quando tentou aplicar uma estratégia de e-mail marketing ou não conhece o que realmente o seu público deseja.

O e-mail marketing sempre terá um propósito de vendas, seja em uma sequência ou um envio aleatório.

Criando a Estratégia de E-mail Marketing de Sucesso

Criar uma estratégia de e-mail marketing tem que estar alinhada a uma campanha de vendas, sim você precisa trabalhar a segmentação da sua lista de e-mail afim de engajar o seu público com sua oferta.

O que você precisa encontrar é ponto de equilíbrio entre relacionamento e oferta, vamos exemplificar: Não adianta só enviar e-mails de venda, mas também não pode somente enviar e-mails de conteúdo sem nenhuma oferta.

Vou falar um pouco sobre a Campanha de Segmentação que você pode aplicar, hoje mesmo, em seu negócio, para criar um maior engajamento com seus clientes e finalmente aumentar sua taxa de vendas.

O conceito de campanha de segmentação é composto por 4 fases.

estratégia de e-mail marketing

A segmentação representada pela cor azul é como se algo estivesse frio ainda, as pessoa ainda não te conhecem, está ocorrendo uma descoberta de interesses.

O engajamento representado na cor amarela, é onde começa um relacionamento maior, começa também um contato mais acessível.

A oferta é representada pela cor vermelha, é um estágio em que o possível comprador já está em seu estado de comprar o seu produto. É o momento de fazer a sua oferta irresistível.

O reset de atenção é ponto onde reiniciamos o processo, ou seja, se o seu prospect passou por todas as fases e chegou na oferta e não comprou, começamos novamente mas de maneira inteligente e estratégica.

Para você entender esse processo vou exemplificar como você pode aplicar em uma campanha de vendas.

estratégia de e-mail marketing

Esse processo explica quando você começa a construir uma lista.

1 – Você produz um imã digital que é uma pequena solução de um problema especifico, a sua audiência ainda não conhece o seu produto ou sua solução para um problema especifico.

Alguns exemplos podem ser: E-book, mini treinamentos ou aula ao vivo.

2- Segmentação: como pode ver na imagem, nesse processo a bateria ainda está baixa, aqui existe um problema: muitos empresários já querem vender. A partir do momento em que a pessoa entrou na lista, mais uma vez isso não funciona!

3 – Engajamento: Aqui é onde a bateria já está em uma estado de atenção, ou seja a sua lista já começa a criar um interesse no seu produto ou serviço.

4 – Oferta: Aqui a bateria já está completa, ou seja é o momento de fazer a oferta.

5 – Reset de atenção: Você reinicia o processo novamente para aqueles que não compraram, como se fosse um ciclo para aplicar todos os meses durante um ano.

Você pode reiniciar o processo para vender o mesmo produto ou produtos diferentes.

Entendeu como funciona uma estratégia de e-mail marketing focada no comportamento do seu público criando valor, relacionamento e resolvendo os seus problemas?

Então não esqueça das 4 fases de uma estratégia de e-mail marketing de sucesso que você pode aplicar hoje mesmo.

Recapitulando as 4 fases da estratégia de e-mail marketing:

1 – Segmentação

2- Engajamento

3 – Oferta

4 – Reset de Atenção

 

Espero que esse plano possa ajudar você a programar sua próxima estratégia de e-mail marketing, deixe me saber qual foi o seu resultado.

Se quiser conhecer como funciona minha consultoria para campanhas de vendas de sucesso, clique aqui e vamos marcar uma reunião.

Um grande abraço e vamos em frente.

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